Custom Search

18/07/12

Mapas de Tóquio – Japão

Para ver os mapas em tamanho grande ou fazer o download, clique com o botão direito do mouse e abrir link em uma nova janela.

Tóquio é a capital do Japão e possui 12 790 000 habitantes, cerca de 10% da população do país, e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a área urbana mais populosa do mundo.


Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Foi fundada em 1457, com o nome de Edo ou Yedo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a actual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terremoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade.


Tóquio é o principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Japão. Possui a maior concentração de sedes de empresas comerciais, instituições de ensino superior, teatros e outros estabelecimentos comerciais e culturais do país.


Tóquio está localizada na margem noroeste da Baía de Tóquio. Limita-se com a província de Chiba a leste, Yamanashi a oeste, Kanagawa ao sul e Saitama ao norte. Fazem também parte de Tóquio ilhas que estão espalhadas no Oceano Pacífico. A mais distante delas, Okinotorishima, está a dois mil quilômetros de da costa de Tóquio.


Tóquio é o centro da maior região metropolitana do mundo, conhecida como Região Metropolitana de Tóquio-Yokohama. Cerca de um quarto de toda a população do Japão vive nela. O turismo é uma das principais fontes de renda de Tóquio. Milhões de turistas, boa parte deles estrangeiros, visitam Tóquio anualmente.


A cidade tem menos arranha-céus em comparação com outras cidades da sua magnitude, principalmente devido ao risco de terremotos. A maior parte dos seus edifícios não tem mais de 10 andares. Tóquio também tem o terceiro sistema metropolitano mais extenso do mundo depois dos metropolitanos de Londres e Nova York.


Segundo o último relatório anual do Governo Metropolitano de Tóquio, de 2006, o número de passageiros do sistema, que inclui ônibus, metrô, trens de superfície e bondes, chega a 43 milhões por dia - ele supera o da população total porque as pessoas fazem mais de uma viagem diariamente.


O sistema de transporte público de Tóquio, o mais extenso do mundo, é administrado por 11 empresas diferentes. Uma delas é controlada pela província, outra pelo governo nacional e as outras 9 são empresas privadas. Hoje bastam 2,5 horas para fazer o percurso de cerca de 500 km, entre Osaka e Tóquio.


O sistema de metrô conta com 283 estações e 292 km de linhas, cinco vezes a extensão do metrô de São Paulo. A Estação de Shinjuku é a estação de trem mais movimentada do mundo em volume de passageiros. Estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas utilizam o transporte ferroviário como meio principal de transporte na região metropolitana diariamente.


Tóquio é servida pelo Tokyo International Airport, ou Aeroporto de Haneda, o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo, e que atende principalmente a voos domésticos. Tóquio possui ainda outros cinco aeroportos menores. Três deles estão localizados nas ilhas do Pacífico.


Um sétimo aeroporto, o Aeroporto Internacional de Narita, está localizado na cidade de Narita, província de Chiba, e movimenta principalmente os voos internacionais que servem Tóquio. Movimenta mais de 36 milhões de passageiros por ano. 

Acesse o Blog - Cidades em fotos e veja diversas fotos de Tóquio. 

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

Vai viajar e precisa fazer reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no robô de pesquisa do Booking no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking.

O Booking é o maior site de reservas de hospedagens do mundo, oferecendo desde hospedagens simples e baratas até as mais sofisticadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...