Custom Search

02/01/12

Mapas do Amazonas

O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a mais extensa delas, com uma área de 1.570.745,680 km², se constitui na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França (547.030,0 km²), Espanha (504.782,0 km²), Suécia (357.021,0 km²) e Grécia (131.940,0 km²) somadas. Se fosse um país, seria o décimo oitavo maior do mundo em área territorial. É maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados.

Mapa do estado do Amazonas

Apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade com 1,8 milhão de habitantes em 2010 (e efetivamente, a sétima maior do país), que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins, com quase 102 mil habitantes.

Mapa rodoviário do Amazonas

O estado é oficialmente subdividido ainda em 13 microrregiões, além de 4 mesorregiões. Faz limite com o Pará (leste); Mato Grosso (sudeste); Rondônia e Acre (sul e sudoeste); Roraima (norte); além da Venezuela, Colômbia e Peru.

Mapa político do Amazonas

Abriga a maior e mais populosa cidade da Amazônia, Manaus, com seus 1.802.525 habitantes. Manaus ainda se congratula como a maior Região metropolitana da região, com população superior aos 2,2 milhões de habitantes. O Pico da Neblina, ponto mais alto no Brasil, também localiza-se no estado.

Mapa rodoviário do Amazonas

A Zona Franca de Manaus (também chamada de Pólo Industrial de Manaus ou Pólo Industrial da Amazônia Brasileira) foi um projeto de desenvolvimento sócio-econômico implantado através da Lei Nº 3.173 de 6 de junho de 1957, que reformulava, ampliava e estabelecia incentivos fiscais para implantação de um pólo industrial, comercial e agropecuário numa área física de 10 mil km², tendo como sede a cidade de Manaus.

Mapa do Amazonas

O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea. O clima é equatorial úmido e a temperatura média é de 26,7 °C.[36] O menor clima já registrado no estado foi de 23,3°C. Apenas o inverno e o verão são bem definidos e a umidade relativa do ar fica em torno de 80%, tendo em vista que a região é cortada pela linha do equador, ao norte.[36] Seu fuso horário é de menos quatro horas (-4) em relação à hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da Região Norte, fazendo fronteira com os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre ao sul; Pará a leste e Roraima ao norte, além das repúblicas do Peru, Colômbia e Venezuela ao sudoeste, oeste e norte, respectivamente.

Mapa de localização do Amazonas no Brasil

O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica Amazônica. Os principais rios são: rio Negro (que banha a cidade de Manaus), rio Amazonas, rio Solimões, rio Madeira, rio Juruá, rio Purus, Içá, Uaupés e Japurá todos integrantes da bacia hidrográfica.
No Amazonas, os rios são as estradas e as enormes distâncias são medidas em horas ou em dias de viagem de barco.
No estado encontram-se os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo em quantidade de ilhas, Mariuá, com 1200, e Anavilhanas, com 400, situados no rio Negro.

Lista das 10 cidades mais populosas do estado do Amazonas
1 – Manaus – 1.832.423 hab
2 – Parintins – 102.945 hab
3 – Itacoatiara – 97.970 hab
4 – Manacapuru – 80.078 hab
5 – Coari – 76.646 hab
6 – Tefé – 61.222 hab
7 – Tabatinga – 53.374 hab
8 – Maués – 53.172 hab
9 – Manicoré – 47.706 hab
10 – Humaitá – 45.104 hab

Todos os municípios possuem pistas para operações de aeronaves, sendo que a maioria é servida por aeroportos, havendo em Manaus e Tabatinga os únicos aeroportos internacionais no Amazonas. Existem também aeroportos regionais, que servem para servir mais de um municípios, estes são ao todo são os de :Coari, Eirunepé, Lábrea, Tefé e o de Parintins.
Manaus conta com o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nos moldes dos construídos na década de 1980. É o segundo maior aeroporto da região Norte e o terceiro em movimentação de cargas do Brasil.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

Vai viajar e precisa fazer reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no robô de pesquisa do Booking no nosso blog. Você não paga nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking.

O Booking é o maior site de reservas de hospedagens do mundo, oferecendo desde hospedagens simples e baratas até as mais sofisticadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...