Custom Search
 MapasBlog

02/01/12

Mapas do Amazonas

Para ver os mapas em tamanho grande ou fazer o download, clique com o botão direito do mouse e abrir link em uma nova janela.

O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a mais extensa delas, com uma área de 1.570.745,680 km², se constitui na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França (547.030,0 km²), Espanha (504.782,0 km²), Suécia (357.021,0 km²) e Grécia (131.940,0 km²) somadas. Se fosse um país, seria o décimo oitavo maior do mundo em área territorial. É maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados.

Mapa do estado do Amazonas

Apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade com 1,8 milhão de habitantes em 2010 (e efetivamente, a sétima maior do país), que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins, com quase 102 mil habitantes.

Mapa rodoviário do Amazonas

O estado é oficialmente subdividido ainda em 13 microrregiões, além de 4 mesorregiões. Faz limite com o Pará (leste); Mato Grosso (sudeste); Rondônia e Acre (sul e sudoeste); Roraima (norte); além da Venezuela, Colômbia e Peru.

Mapa político do Amazonas

Abriga a maior e mais populosa cidade da Amazônia, Manaus, com seus 1.802.525 habitantes. Manaus ainda se congratula como a maior Região metropolitana da região, com população superior aos 2,2 milhões de habitantes. O Pico da Neblina, ponto mais alto no Brasil, também localiza-se no estado.

Mapa rodoviário do Amazonas

A Zona Franca de Manaus (também chamada de Pólo Industrial de Manaus ou Pólo Industrial da Amazônia Brasileira) foi um projeto de desenvolvimento sócio-econômico implantado através da Lei Nº 3.173 de 6 de junho de 1957, que reformulava, ampliava e estabelecia incentivos fiscais para implantação de um pólo industrial, comercial e agropecuário numa área física de 10 mil km², tendo como sede a cidade de Manaus.

Mapa do Amazonas

O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea. O clima é equatorial úmido e a temperatura média é de 26,7 °C.[36] O menor clima já registrado no estado foi de 23,3°C. Apenas o inverno e o verão são bem definidos e a umidade relativa do ar fica em torno de 80%, tendo em vista que a região é cortada pela linha do equador, ao norte.[36] Seu fuso horário é de menos quatro horas (-4) em relação à hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da Região Norte, fazendo fronteira com os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre ao sul; Pará a leste e Roraima ao norte, além das repúblicas do Peru, Colômbia e Venezuela ao sudoeste, oeste e norte, respectivamente.

Mapa de localização do Amazonas no Brasil

O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica Amazônica. Os principais rios são: rio Negro (que banha a cidade de Manaus), rio Amazonas, rio Solimões, rio Madeira, rio Juruá, rio Purus, Içá, Uaupés e Japurá todos integrantes da bacia hidrográfica.
No Amazonas, os rios são as estradas e as enormes distâncias são medidas em horas ou em dias de viagem de barco.
No estado encontram-se os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo em quantidade de ilhas, Mariuá, com 1200, e Anavilhanas, com 400, situados no rio Negro.

Lista das 10 cidades mais populosas do estado do Amazonas
1 – Manaus – 1.832.423 hab
2 – Parintins – 102.945 hab
3 – Itacoatiara – 97.970 hab
4 – Manacapuru – 80.078 hab
5 – Coari – 76.646 hab
6 – Tefé – 61.222 hab
7 – Tabatinga – 53.374 hab
8 – Maués – 53.172 hab
9 – Manicoré – 47.706 hab
10 – Humaitá – 45.104 hab

Todos os municípios possuem pistas para operações de aeronaves, sendo que a maioria é servida por aeroportos, havendo em Manaus e Tabatinga os únicos aeroportos internacionais no Amazonas. Existem também aeroportos regionais, que servem para servir mais de um municípios, estes são ao todo são os de :Coari, Eirunepé, Lábrea, Tefé e o de Parintins.
Manaus conta com o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nos moldes dos construídos na década de 1980. É o segundo maior aeroporto da região Norte e o terceiro em movimentação de cargas do Brasil.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

Vai viajar? Reserve seu hotel no Booking! Maior site de reservas de hospedagens do mundo, desde as mais simples e baratas até as mais sofisticadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...